SUSPENSÃO atividades presenciais

18/03/2020 19:50

Prezados usuários,  

Sob orientação da UFSC o LABMMASS/CEBIME suspendeu suas atividades presenciais. Os servidores estão trabalhando remotamente e atendendo os usuários através do email 

O LABMMASS/CEBIME já estava estava tomando inúmeras providências no combate ao COVID-19 mas agora os cuidados vão além dos nossos esforços no laboratório.

         O Governo do Estado de Santa Catarina divulgou os Decretos nº 509 e 515/2020 onde fica decretado Estado de Emergência e são estabelecidos os prazos de suspensão de “aulas nas unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal”. Dessa forma a Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou nesta quarta-feira, 18 de março, novos prazos e suspensões, decorrentes da pandemia da doença Covid-19, causada pelo novo Coronavírus. A Portaria Normativa da UFSC, nº354/2020, estabelece que ficam suspensos, por sete dias, o “expediente presencial nas atividades técnicas e administrativas em todas as unidades da UFSC, exceto nos setores de saúde, segurança e nas situações de caráter inadiável e essencial” e suspende por 30 dias, as atividades de ensino, em todos os níveis e modalidades e em todas as unidades da UFSC. A medida altera a Portaria nº 353/2020, que admitia o uso de Ensino a Distância. Suspende-se, ainda, pelo prazo de sete dias – até 25 de março, portanto –, a realização de qualquer atividade acadêmica presencial, tais como bancas, concursos, reuniões, etc. Estão suspensos, também, pelo período de sete dias, cronogramas relativos a processos seletivos, programas de Assistência Estudantil, recursos administrativos, etc., cujos prazos situem-se no período de suspensão.

       A recomendação em Santa Catarina é que todos fiquem em casa para evita a propagação do vírus. Indicamos a leitura do artigo da Science de 16-03-2020 Substantial undocumented infection facilitates the rapid dissemination of novel coronavirus (SARS-CoV2)

        Nesse período está estritamente proibido o acesso de pessoas às instalações da UFSC (exceto aos setores que tem permissão para abrir como o HU e outros setores com serviço essenciais). A mesma restrição ocorre para todo o estado onde somente os serviços essenciais estarão disponíveis para que a população acesse SOMENTE EM CASO DE EMERGÊNCIA!

Os casos de desobediência à restrição devem ser informados à Polícia Militar através do 190 ou Polícia Civil no 181.

Em caso de sintomas leves que lembrem uma gripe o recomendado é ficar em casa. Em caso de dificuldade de respirar procure imediatamente ajuda médica. Dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136 (Disque Saúde do Ministério da Saúde) e  0800 333 3233 (alô Saúde Floripa).

Irregularidades de preço de produtos (aumento exorbitante) é caracterizado como prática abusiva e devem ser denunciadas para o Procon pelo telefone (48) 3131-5300 ou e-mail fiscalizacao.procon@pmf.sc.gov.br. As denúncias, para serem mais eficazes, devem ser acompanhadas de material comprobatório, como nota fiscal, fotografias datadas ou recibos.

 

Agradecemos a compreensão e contamos com a ajuda de todos.

Links importantes:

Notícias UFSC – Coronavírus

Medidas de restrição impostas pelo governo de SC

Coronavírus – site do governo de SC

Procon de Florianópolis

OMS – em inglês

Tags: CEBIMEcoronacoronavírusCOVID-19FlorianópolisSanta Catarina